TORMENTA – Capitão Feio – Graphic MSP

Tormenta – Capitão Feio

Olá Quadrinheiro.

Magno e Marcelo Costa retomam os Graphic MSP com o personagem que já escreveram a primeira vez em Identidade – Capitão Feio e nos agracia com TORMENTA, uma história que consegue ser mais séria e adulta, sem perder a leveza que os quadrinhos da Turma da Mônica sempre exibiram.

Em Tormenta, o sujo Capitão Feio se vê as voltas com dois novos inimigos. E o curioso é que embora tenha uma breve aparição do fã Cascão, Cebolinha e outros personagens regulares ( com um traço próprio dos irmãos ), a história é do Capitão Feio mesmo. Tem até a presença das gêmeas Crodilde e Cremilde ! E isso torna o quadrinho mais legal, não apenas por elas, mas porque tem muitas referências a muitos outros personagens do universo do Capitão Feio. Desde objetos à personagens que foram criados para suas histórias. E até o Cascão defendendo o vilão.

Se não quiser spoilers, sugiro interromper sua leitura por aqui.

O nome desta edição é genial, porque ao mesmo tempo que ele entrega, não entrega. E pros fãs do Capitão Feio ( acho que existe… além do Cascão ), é legal ver de uma maneira diferente, mais “pé no chão” dentro do que é permitido, ver uns personagens realocados, tendo um background diferenciado e até com outras funções dentro da historinha.

Pra quem não sabe, o Capitão Feio se tornou este vilão com poderes sujos e capacidade de vôo depois de um acidente que também levou sua memória. Ele é o irmão do pai do Cascão. Isso é mostrado brevemente e resumidamente na história, dando um “quê” de querer saber mais sobre o passado do personagem e de como isso pode ser usado futuramente. Aliás, cabe ressaltar que os irmãos deixaram em “Identidade”, algumas deixas pra Tormenta. E acho que este pode ser o caso aqui também. E como um mestre da sujeira, ele tem também seu zênite, o Dr. Olimpo ! Que em Tormenta, é da polícia e conta com as agentes Cremilda e Crotilde pra auxiliá-lo na captura do Capitão que fugiu da cadeia.

Mas o que a gente descobre mais a frente ( aqui vem o grande spoiler ) é que outro inimigo do Capitão Feio está por trás do plano de fuga: Cumulus, o homem-nuvem. E como a principal fraqueza do Capitão Feio é água, logo você imagina a batalha que vem por aê.

Capitão Feio: Edição Linda !

A história dos irmãos Magno e Marcelo Costa segue linear, completa e coesa. Diálogos e pensamentos ricos, reflexões, emocionante e com um traço muito bem feito, digno de quadrinhos americanos. A coloração dá o tom pesado que uma edição desta pede e a gente fica muito grato por poder ter uma edição tão bem feita em mãos.

Uma edição suja e mal lavada, mas que enche seus olhos de água.

Abraços do Quadrinheiro Véio !